top of page

O MUNDO NÃO É DOS EXTROVERTIDOS

  • Foto do escritor: diariodeanne
    diariodeanne
  • 21 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Eles não param de falar, fazem perguntas, dão pitacos em todos os assuntos. Gritam, dançam e aparecem.

Esses são os extrovertidos, e a maioria deles é formada por pessoas maravilhosas. O problema é quando acham que a extroversão deles deve estender e contagiar outros.

Sinceramente, eu estou cansada das pessoas confundirem minha introversão com timidez. Para o extrovertido, ou você é como ele ou você é tímido. Eu não preciso falar o tempo todo, não preciso me movimentar o tempo todo. No momento oportuno, na hora H, quando for pra valer, eu vou fazer o que tenho que fazer e falar o que tenho que falar.

A introversão não é como a timidez que, com técnicas e, talvez, com o tempo possa ser resolvida. Para mim, ser introvertida é um estado de espírito, só eu e meus pensamentos. Não quer dizer que não gosto de estar ou falar com as pessoas, quer dizer que não gosto disso o tempo todo. Eu já participei de peças teatrais, já cantei em público, já fiz amizade com pessoas em uma fila ou sala de espera. Não tenho problemas com isso.

Já perdi a conta de quantas vezes tive que repetir "não sou tímida, sou ouvinte", acho que muitos já estão acostumados com interrupções enquanto falam. E também já perdi a conta de quantas vezes ouvi "nossa, me surpreendi com você". Desculpe, não é porque eu não conversei contigo sobre a variação do clima que eu não seja capaz de fazer o que fui designada.

Às vezes eu vou querer falar sobre coisas como a volta dos Jonas Brothers, a terceira temporada de Strangers Things ou como aquela nuvem parece um coelho. Mas outras vezes eu só vou sorrir e acenar com a cabeça enquanto você fala.

Em alguns momentos eu vou tentar me forçar a acompanhar a conversa e comentar o máximo de vezes possível, mesmo que sejam comentários monossilábicos. Mas em outros, eu vou estar tão imersa em meus pensamentos que vou torcer para aquilo acabar logo.

Tentar insistir em um introvertido para que ele converse mais ou "deixe de ser tímido", só vai fazer com que ele evite estar com você, pois você não respeita o espaço dele. Enfim, tenham paciência com a gente, assim como nós temos com vocês, quando ignoramos nosso cansaço e dor de cabeça para ouvir suas tagarelices sem fim.

Comments


©2018 by O diário de Anne Vitória. Proudly created with Wix.com

bottom of page