Como identificar alguém com depressão
- diariodeanne
- 10 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

A depressão é um distúrbio afetivo que atinge muitas pessoas, independente de gênero ou faixa etária. Existem alguns comportamentos que podem ser sinais de que alguém está depressivo.
Tristeza: a pessoa raramente se alegra mesmo com algo que seja de seu interesse.
Pessimismo e pensamentos negativos: sempre tem uma resposta negativa para tudo, e não gosta de se arriscar a fazer algo novo pois tem certeza que vai fracassar.
Sentimento de culpa e inutilidade: vive se lamentando, remoendo mágoas do passado, e expressa que não faz diferença no mundo.
Insônia ou sonolência: geralmente pessoas depressivas têm dificuldade para dormir, pois está sempre com muitos pensamentos ou tem medo de que algo lhe aconteça durante o sono. Em contrapartida, os cochilos durante o dia aparecem com mais frequência.
Irritação: está sempre estressada, mesmo sem motivo aparente.
Dores; sente dores de cabeça, na coluna ou no resto do corpo.
Desânimo: a pessoa até concorda em levantar da cama, sair, fazer algo divertido, mas na hora H acaba desistindo, pois não tem forças físicas ou mentais.
Choro; chora com frequência, e se sensibiliza com tudo, levando qualquer problema para o lado pessoal.
Cansaço: mesmo não tendo feito nada o dia inteiro, a pessoa demonstra cansaço.
Baixa autoestima: não importa o que os outros digam, ela sempre se inferioriza.
Alterações no apetite: pode comer demais, ou pular refeições.
Falar sobre tragédias: suicídio, assassinato, ou terrorismo. Mesmo na terceira pessoa, falar com frequência sobre tragédias pode ser um sinal de alerta.
Agorafobia; algumas pessoas, quando não tem fortes motivos para sair de casa, como trabalho ou estudo, acabam desenvolvendo a agorafobia. Não sentem vontade de sair, e muitas vezes tem medo. Medo de acontecer algo, ou de se encontrar com outras pessoas.
Esses são alguns dos sinais, que podem variar de pessoa para pessoa, pois algumas conseguem esconder a depressão até dos mais próximos.
A pessoa com depressão precisa receber o tratamento necessário, pois alguns sintomas podem acarretar outros. Por exemplo, a depressão pode levar à ansiedade, ou à síndrome do pânico, e o estresse pode levar a problemas respiratórios.
É preciso deixar claro que muitos sintomas são consequências e não causadores. Por exemplo, a pessoa não está em depressão porque não sai de casa, mas não sai de casa porque está em depressão.
Além do acompanhamento de um especialista, os amigos e familiares são muito importantes. Apesar de demonstrar o contrário, a pessoa depressiva quer sim estar com outras pessoas, se sentir parte de algo. Um pouco de compreensão e carinho pode salvar uma vida.
(Esse post é apenas uma visão geral e direta sobre a depressão, pretendo me aprofundar mais no assunto em uma próxima publicação.)
Comments